Por todo o país, dezenas de milhares de estudantes portugueses iniciam o seu percurso no Ensino Superior. De que forma tem a pandemia impactado a sua experiência? E como está a ser a sua adaptação? Pedimos a estudantes de todo o país que nos contassem tudo sobre os seus primeiros passos no mundo académico.

 

#1 Teresa Silvestre 

«Os estudantes acabam por ficar mais unidos» 

Teresa Silvestre


18 anos, estudante do 1.º ano da licenciatura em Economia na Universidade do Porto 


A entrada no Ensino Superior foi uma grande reviravolta na minha vida, mas uma reviravolta necessária. Precisava de ter um motivo para acordar todas as manhãs, precisava de encontrar e conhecer outras pessoas, precisava de aprender coisas novas... A faculdade permitiu-me finalmente encontrar isso, passados tantos meses de confinamento. A Covid-19 pode ter afetado um pouco esta entrada, tornando-a um pouco mais atribulada, mas não deixa de ser uma experiência incrível.

Com todos os cuidados, consegui na mesma assistir a algumas aulas presenciais, conhecer pessoas e ter novas experiências, como morar sozinha pela primeira vez. Sinto que, enquanto estudantes, ao estarmos todos a passar pelo mesmo, acabamos por ficar mais unidos e queremos encontrar maneira de contornar as dificuldades. Mesmo que tenhamos de estar sempre de máscara e a 2 metros de distância.

Acredito que o espírito positivo e a vontade são os aspetos fundamentais para encararmos esta fase difícil de uma forma mais tranquilizadora. Temos de tentar aproveitar cada momento da melhor forma e acreditar que tudo vai ficar bem. 


Clica nas setas abaixo para conhecer mais testemunhos.