"Vai à janela e convida os teus vizinhos mais velhos para uma conversa". Foi este o desafio lançado por 90 estudantes da licenciatura em Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto Janelas ConVIDA nasceu para assinalar o dia do Gerontólogo, mas acabou por ser abraçado pela Associação Nacional de Gerontologia, e por outras instituições com cursos na área da gerontologia social, como os politécnicos de Bragança, Porto e Coimbra.                                                                                                         

A estudante Mariana Martins foi uma das alunas fundadoras deste projeto e explica que a ideia surgiu durante o primeiro confinamento: “Começámos a pensar sobre alguma forma de ajudar os idosos. Sabíamos que o isolamento desta população é já um problema e o contexto da pandemia iria agravar esta situação”

 

 

 

 

A ideia surgiu na altura em que os portugueses se manifestavam diariamente à janela, batendo palmas em homenagem aos profissionais de saúde. Por outro lado, explica Mariana, “uma vez que a maioria dos estudantes é de localidades pequenas, a comunicação à janela era já uma realidade para muitos”. Esta solução, acrescenta, permitia acompanhar a situação dos idosos, avaliando essas suas necessidades e tentando responder às mesmas. 

Para a estudante, o projeto teve um impacto também na sua comunidade. “Sinto que houve uma aproximação aos meus vizinhos, ao conhecê-los melhor”, conta, revelando que o hábito de “ter uma pequena conversa à janela” ficou até aos dias de hoje. Por outro lado, foi também gratificante ver o projeto crescer, com as ajudas das redes sociais, e ser implementado noutras localidades: chegámos a receber uma foto de um senhor na Alemanha que decidiu participar”.

 


Se procuras financiamento para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal


 

O projeto venceu a primeira fase do Prémio Santander Universitário UNI-COVID-19. Graças a esta distinção, conta Mariana, foi possível integrar uma segunda fase de ação que está focada em apoiar cerca de 650 idosos que vivem sozinhos ou com outros idosos, nas três freguesias do Centro Histórico de Viana. “Os estudantes do IPVC continuam a prestar apoio e passou a ser possível focar também a vertente de apoio domiciliário, complementando a nossa ação”, conclui.                                                                                                  

Por todo o país, estudantes do Ensino Superior mobilizam-se para fazer frente às consequências sociais da pandemia da Covid-19. Apoio a estudantes, idosos ou sem-abrigo são alguns dos exemplos das muitas ações em que participou a comunidade estudantil, durante os últimos 12 meses. Conhece vários exemplos na edição deste mês da revista Forum Estudante. E se procuras apoio financeiro para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal. 

Conhece mais histórias de estudantes que combatem a pandemia:
#1 O primeiro passo de Susana
#2 Como Miguel encontrou um sentido

#3 Joana e Diana criaram "um porto de abrigo"
#4 Nicole partilhou histórias, para criar ligações
#5 Mariana abriu janelas entre gerações
#6 Francisco ofereceu flores e "espalhou vida"
#7 Miguel e o desejo de ajudar