Todos os jovens de 18 anos na União Europeia têm até 28 de novembro de 2019 (12:00 CET) para se candidatarem à oportunidade de partir à descoberta da Europa entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020. Até à data, a Comissão atribuiu 50 mil passes de viagem num total de três rondas de candidaturas e 275 mil jovens.A nova ronda dará a outros 20 mil jovens europeus a possibilidade de participar na iniciativa DiscoverEU.

O Comissário Tibor Navracsics, responsável pelo pelouro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, frisa que “no último ano e meio, a DiscoverEU criou novas oportunidades para os jovens europeus descobrirem o seu continente". "Apelo aos jovens de todas as regiões da Europa para que aproveitem esta oportunidade de experimentar a liberdade de circulação na União, desenvolver importantes competências, descobrir o nosso rico património cultural e e fazer novos amigos", comentou ainda.

 

 

Os jovens da DiscoverEU interessados também podem participar em vários encontros e eventos organizados durante as viagens e receber um diário onde registar as suas experiências. As atividades DiscoverEU estão organizadas anualmente em torno de um tema específico relacionado com as prioridades da União Europeia. O tema de 2019 é «aprender sobre a Europa». O de 2020 será «Europa verde e sustentável».

 


 

Os candidatos devem ser cidadãos da UE, ter 18 anos em 31 de dezembro de 2019 e estarem preparados para viajar entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020, durante 30 dias no máximo

 




Quem pode candidatar-se e como?

Os candidatos devem ser cidadãos da UE, ter 18 anos em 31 de dezembro de 2019 e estarem preparados para viajar entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020, durante 30 dias no máximo. Os interessados podem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude até 28 de novembro de 2019. Um comité de avaliação avaliará as candidaturas apresentadas e selecionará os vencedores. Os candidatos serão informados dos resultados do processo de seleção em janeiro de 2020, feita com base num teste de cultura geral sobre a União Europeia.

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas também terão a possibilidade de participar.