“Vale a pena continuar a estudar”. Esta é a principal mensagem que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem trazido aos visitantes da Qualifica, de acordo com Susana Caravana, do Gabinete de Comunicação e Imagem desta instituição de ensino superior: “A formação faz toda a diferença e não só no nosso percurso profissional”.
Ao longo dos quatro dias da Qualifica, os profissionais do IPVC têm comunicado a oferta formativa da instituição, nomeadamente duas novas licenciaturas: Tecnologia Alimentar e Nutrição, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e Animação Desportiva e Turismo Ativo, na Escola Superior de Desporto.
«Temos partilhado a mensagem de que vale a pena continuar a estudar. A formação faz toda a diferença e não só no nosso percurso profissional»
“Temos também partilhado a introdução de um novo modelo pedagógico, com estudantes a terem já a possibilidade de escolher algumas disciplinas fora do currículo do seu curso, de forma a complementar a sua formação”, acrescenta Susana Caravana.
Sobre o contacto com os estudantes, revela ainda, é notória a “falta de orientação vocacional”, com muitos estudantes que “se estão a inscrever nas provas de ingresso sem saber ainda qual o curso que querem seguir”. Por essa razão, sublinha, o IPVC tem trabalhado com estudantes cada vez mais cedo, ainda no ensino básico, bem como com os encarregados de educação.
Neste particular, destaca-se o projeto do IPVC Consigo+, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e que tem como objetivo trabalhar a dimensão informativa do acesso ao ensino superior. “A iniciativa incluirá o lançamento de uma aplicação móvel direcionada para as questões do acesso ao ensino superior e da orientação vocacional”, conclui Susana Caravana.
Podes saber mais sobre o IPVC aqui.