Um dia dedicado ao nosso lado artístico. Era esse o plano de atividade em mais um dia da Academia Politécnico Lx, com a manhã a ser passada na Escola Superior de Dança (ESD, no campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a tarde a ser passada na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), na Amadora.
Dança Comigo
Para aproveitar o ritmo dos participantes, que na noite anterior tiveram o Arraial, a manhã foi passada num dos Estúdios da ESD, sob responsabilidade do professor Ângelo Neto. “É a primeira vez que entram num estúdio de Dança”, começou por perguntar.
“O que vamos ter aqui hoje é uma aula introdutória. Não vão aprender coreografia, mas sim a mexer-se uns com os outros”, disse. O objetivo? “Que se divirtam e que acordem”, explicou.
Atrás do pano
A tarde foi dedicada ao teatro e ao cinema, na ESTC. Primeiro, estivemos no pequeno auditório, o Estúdio de Teatro João Mota, onde os participantes da Academia Politécnico Lx foram recebidos pelo Presidente da Escola, Emídio Buchinho e puderam estar à conversa com os elementos da instituição cultural palestina Ashtar Theatre, Iman Aoun e Edward Muallem.
Conhece o Ashtar Theatre
O Teatro Ashtar foi fundado em 1991 na cidade de Ramallah, na Palestina. Esta é uma instituição cultural que procura utilizar o teatro “para a transformação social, educação e expressão artística”. Segundo a ESTC, o Ashtar é “mundialmente conhecido pela sua abordagem inovadora ao ‘Teatro do Oprimido’, que aborda questões sociais e políticas”.
Além de uma conversa interativa, onde os estudantes colocaram várias questões aos protagonistas, estes também puderam ler excertos do seu projeto “Monólogos de Gaza”.
Seguiu-se uma visita às oficinas para perceber como os vários elementos do teatro, desde os cenários aos figurinos que os atores utilizam são desenhados e construídos.
See-nema
Antes de concluir a passagem pela ESTC, tínhamos de conhecer o seu departamento de Cinema. Primeiro passámos pelos estúdios, onde são gravadas algumas das produções dos estudantes e aí os nossos participantes aproveitaram para explorar e tirar umas fotos para mais tarde recordar a visita.
Houve ainda tempo para visionar, num dos auditórios da Escola, um documentário produzido por alunos.
TESTEMUNHO
«As atividades na Escola Superior de Educação (ESELx) foram as que mais me cativaram, porque a Educação é uma área que eu quero seguir.»
“Estou a gostar muito, acho que vou levar muitas amizades e estou muito contente com a minha escolha em vir aqui. As atividades na Escola Superior de Educação (ESELx) foram as que mais me cativaram, porque a Educação é uma área que eu quero seguir."
Matilde Graça, 16 anos, estudante do Liceu Camões, Lisboa
MonShanti
Os dias passam a correr e a Academia Politécnico Lx já vai a meio. Para ajudar os participantes a relaxar e a desconectar, realizou-se uma aula de ioga no Parque Florestal de Monsanto. Com o sol a pôr-se, houve ainda direito a um jantar ao ar livre, que ainda deu espaço para muitos jogos e sessões fotográficas.
Amanhã, a Academia Politécnico LX vai passar a manhã no Grupo Renascença, a conhecer as suas rádios. A tarde será dedicada à saúde, com uma visita à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).