Ao sexto dia da academia digital Politécnico 4me, a Forum Estudante guiou-te numa visita pelo ISEC, através dos diretos transmitidos durante o dia 24 de julho. Os diretos, que tiveram lugar no Instagram e no Facebook, continuam disponíveis nas redes sociais, onde podes saber mais sobre os cursos, as profissões, os projetos e até os espaços das instituições de ensino do Politécnico de Coimbra.
O Fikalab, um dos laboratórios do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, foi a primeira paragem desta visita. A equipa da Forum Estudante esteve à conversa com o professor Pedro Amaro, que explicou a importância daquele espaço no percurso dos estudantes. Tal como contou, no Fikalab trabalham alunos dos cursos de engenharia eletrónica e engenharia informática. O desenvolvimento de software para criptomoedas e de hardware para monitorização ambiental são exemplos de atividades que os alunos ali concretizam. Este laboratório foi criado a partir de uma parceria entre o ISEC e a Critical Software, “e a ideia é juntar os alunos do ensino superior, de uma forma geral, e trazê-los para perto das empresas”, cujo objetivo é criar um ambiente de trabalho o mais próximo possível do real, assim explicou o professor. “Nós, aqui, proporcionamos aos alunos uma prática muito semelhante àquilo que se faz nas empresas”, uma aposta feita pelo instituto, assim referiu, dizendo que é esta a forma que considera mais indicada para formar os alunos.
No laboratório de mecânica aplicada, seguiu-se a conversa com o professor Luís Roseiro. Ali decorrem experiências laboratoriais de apoio a disciplinas, sendo simultaneamente um espaço de apoio a projetos de alunos em fim de licenciatura ou em tese de mestrado. “Temos aqui uma preocupação, essencialmente, de apoio em projetos, um bocadinho fora da casca de ovo que é a escola, levando os alunos a contactar com instituições, com empresas, procurando soluções aplicadas, para que os alunos vejam o desenvolvimento de um projeto, mas vejam também a sua conclusão”. Segundo o professor, a participação em projetos é uma mais-valia porque permite “dialogar com outras áreas do conhecimento, ganhando estrutura de preparação para aquilo que vai ser a sua vida futura”, assim disse. Foi possível conhecer o projeto de uma aluna do ISEC, um dispositivo de apoio dedicado sobretudo a pessoas pós-AVC. A aluna contou que os anos de licenciatura e mestrado não foram fáceis, mas que foram, na mesma, bastante gratificantes.
Na companhia do Presidente da Associação de Estudantes, Nuno Mendes, foi possível saber mais sobre o processo de integração dos novos alunos e sobre a forma como a AE promove isso mesmo. O estudante referiu a aposta no ensino prático por parte do instituto, e considera esta uma mais-valia porque “um aluno que estude no ISEC, através da prática dos próprios cursos, como acontece nos laboratórios, sai mais bem preparado para o mercado de trabalho”, explicou o aluno. Um outro aluno do ISEC e membro da AE contou que uma das dinâmicas que desenvolvem é a FENGE, “a maior feira de engenharia do país”, como realçou. Já na secção de desporto, promover um estilo de vida ativo, com a prática da atividade física é um dos principais focos, “para ajudar a manter o seu estado físico e mental saudáveis”, salientou o estudante.
De seguida, a Forum Estudante entrevistou um diplomado do ISEC, que partilhou a sua experiência e contou de que forma é que o instituto foi importante para o seu percurso académico. Licenciado em Engenharia Biomédica, no ramo da Bioeletrónica, fez mais tarde o mestrado em Instrumentação Biomédica, e lembrou que “foram cinco anos dentro destas paredes, e foi realmente um tempo especial na minha vida, e que me deu todos os alicerces”. O antigo aluno, a recordar os tempos em que ali estudou, destacou que entre docentes e não docentes, aquela era uma família para ele. “Fui recebido como se estivesse na minha casa, e como se fosse uma segunda família”, não esquecendo a qualidade de ensino que ali encontrou, como referiu.
Os diretos nas redes sociais não foram a única forma de participar nesta academia digital. Terminaram hoje os bootcamps digitais, promovidos diariamente pelas unidades orgânicas do Politécnico de Coimbra, onde foi possível saber mais sobre as oportunidades que as escolas e institutos têm para os alunos e esclarecer as dúvidas existentes.
A Politécnico 4me terminou hoje, mas tens até amanhã às 18h00 para participar no Quiz desta academia digital e habilitar-te a ganhar 100€ em vale FNAC. Nas redes sociais da Forum Estudante, têm sido publicados quizzes diários sobre os temas e as instituições de ensino superior em destaque durante esse dia. O participante com mais respostas corretas vencerá o prémio!