Ao quarto dia da academia digital Politécnico 4me, a Forum Estudante mostrou-te alguns dos espaços da ESTeSC. Os diretos transmitidos ao longo do dia tiveram lugar no Instagram e no Facebook e, até ao dia 26 de julho, levam-te numa viagem de esclarecimento sobre os cursos, as profissões, os projetos e até os espaços das instituições de ensino do Politécnico de Coimbra.

O dia iniciou-se com uma entrevista ao Presidente da ESTeSC, João José Joaquim, que explicou que as marcas identitárias desta escola começam pela história e pelo património. “É isto que nos distingue como comunidade, a proximidade, o diálogo permanente, esta escola será a melhor se tiver os melhores alunos, e é isso que tentamos construir todos os dias”, assim reforçou, com a ideia de que esta é uma escola de referência neste tipo de ensino. O Presidente contou que a ESTeSC tem alguns eixos estratégicos, como a investigação e os projetos de empreendedorismo e que “quem passa por aqui jamais esquecerá”, sendo esta, também, uma referência ao ambiente académico que se vive na cidade de Coimbra. Uma aluna desta escola contou que estudar ali é como estudar numa segunda casa, e daí seguiu-se a conversa com duas alunas da licenciatura em Saúde Ambiental, que explicaram mais sobre o curso, os equipamentos que utilizam e a importância da componente prática.

 

 

Num jardim da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, seguiram-se entrevistas a vários estudantes. Uma aluna do terceiro ano da licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, curso que resulta da fusão de três outros, contou que a sua experiência tem sido bastante positiva, “é uma comunidade muito unida, que nos ajuda a evoluir, a crescer”, assim disse. Da licenciatura em Dietética e Nutrição, houve outra estudante que recordou alguns momentos ali vividos e “o ambiente familiar que é a ESTeSC”, como destacou. A Presidente da Associação de Estudantes explicou como se procede a integração de novos alunos, “a AE tem um papel muito ativo com a escola e trabalhamos muitas vezes em parceria”, onde contou, também, mais sobre algumas das atividades que desenvolvem. Tu Na D’ESTES, é a tuna académica da escola, ali representada por três alunos, que, antes de ensaiarem, deixaram a mensagem de que “a tuna é uma grande família” da qual fazem parte.

 

 

Investigadora na ESTeSC, a antiga aluna explicou mais sobre o projeto de investigação que iniciou ainda na licenciatura e com o qual ganhou um bolsa StartUP Voucher, do IAPMEI. “O mais marcante na experiência dos estudantes da ESTeSC é, sem dúvida, a proximidade com os docentes”, característica que destacou juntamente com a nota de que a bolsa de investigação foi uma porta que se abriu graças aos orientadores de projeto. Dois professores, que são também coordenadores do Clube de Inovação e Empreendedorismo, numa conversa com a equipa da Forum Estudante, explicaram que a componente empreendedora na escola não começou apenas com o clube, já existia anteriormente através da presença dos alunos em concursos. Atualmente, o objetivo passa por “dinamizar atividades durante o ano letivo, no sentido de eles abrirem novos horizontes a esta área”, sendo esta uma área para a qual muitas das vezes os alunos não estão despertos, assim salientou a professora.

 

 

De seguida, a componente prática serviu de mote para algumas entrevistas, nas quais se viu, parcialmente, a realização de exercícios. Com a aluna da licenciatura em Audiologia foi possível descobrir algumas das saídas profissionais deste curso. Na companhia de outro aluno, percebeu-se que tanto o curso como a sua experiência da ESTeSC são muito bons, e que para si o ensino prático é muito importante, “porque isto vai ser o nosso dia-a-dia no mercado de trabalho”, assim explicou. A Vice-Presidente da escola, Marta Vasconcelos Pinto, revelou que a internacionalização é um eixo estratégico para a ESTeSC, e, falando em nome da instituição, disse, “orgulhamo-nos de ter cerca de 8% dos nossos estudantes a terminarem os ciclos de estudo com pelo menos uma mobilidade internacional, estamos acima da média nacional”. Uma das diplomadas da escola contou mais sobre a sua experiência internacional, onde realçou que aí adquiriu muitos conhecimentos, sem esquecer que “enriqueci muito a nível pessoal, cultural e académico”, assim lembrou a antiga aluna.

 

 

Os diretos nas redes sociais não são a única forma de participar nesta academia digital. As escolas e institutos superiores do Politécnico de Coimbra promovem, diariamente, bootcamps digitais, durante os quais podes saber mais sobre temas ligados a áreas da sua oferta formativa. Ainda te podes inscrever nestes bootcamps, através dos links abaixo:

 


Bootcamps Politécnico 4me
ISCAC | "Ask the Mentor" (Desenvolve ideias de negócio) | 23 de julho, 10h00 |Inscrições aqui
ISEC | Peddy-paper online sobre engenharias | 26 de julho, 10h00 | Inscrições aqui
 


 

A participação nestes bootcamps leva-te a saber mais sobre algumas das tuas áreas de interesse e a esclarecer todas as dúvidas que tenhas sobre acesso ao ensino superior ou oferta formativa das escolas e institutos do Politécnico de Coimbra.

A Politécnico 4me continua amanhã com uma visita ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Até lá, aproveita para participar no Quiz desta academia digital e habilita-te a ganhar 100€ em vale FNAC. Nas redes sociais da Forum Estudante, serão publicados quizzes diários sobre os temas e as instituições de ensino superior em destaque durante esse dia. O participante que obtiver mais respostas corretas, no final da semana, vencerá o prémio!