'The Performer' contrasta fortemente com o eletro-hedonismo do trabalho de Righton com os Klaxons. Em vez disso, anda à volta de vários fatores a partir de 1970. Vai buscar o suave art-lounge dos Roxy Music, os ritmos agitados dos R.E.M., a sumptuosa psicadélica dos Beach Boys dos últimos dias e no presente a composição musical de Nick Lowe. 

Estas influências permeiam a faixa-título do álbum e o single principal. Por um lado, é um dilema existencial de tentar conciliar a extravagância de ser um artista com a mundanidade da vida familiar. Por outro lado, é escapista - deslizar para outra identidade permite que coexistam sem que um se sobreponha ao outro. 

Visualmente, o projeto encontra Righton a desempenhar o papel de ‘The Performer’. Filmado por Hugo Campan na DEEWEE, o vídeo mostra uma elegância eterna de glamour - a performance carismática de Righton combinada com o seu clássico fato Gucci branco e uma variedade de equipamentos antigos. 

'The Performer' foi escrito, realizado e produzido por James Righton, com a ajuda de alguns colaboradores selecionados. James Ford (The Last Shadow Puppets, Simian Mobile Disco) tocou bateria em todo o disco e baixo em duas faixas; Sean O'Hagan (High Llamas, Microdisney) contribuiu com arranjos de cordas; o saxofone foi fornecido por Jorja Chalmers (Bryan Ferry); e Josephine Stephenson (Thom Yorke, Ex: Re) contribuiu com arranjos adicionais de piano e cordas. Foi gravado em vários locais, principalmente no estúdio doméstico de Righton, no Bryan Ferry’s Studio One. Foi posteriormente misturado por David e Stephen Dewaele (aka Soulwax, aka 2manydjs) no DEEWEE em Ghent, Bélgica.