#1 Festival Músicas do Mundo  

 FMM Sines 2008

 

Quando? 20 a 27 de julho 
Onde? Sines 

O Festival Músicas do Mundo (FMM) realiza-se anualmente no concelho de Sines, no litoral alentejano. Habitualmente, tem lugar durante o mês de julho e é organizado pela Câmara Municipal de Sines. A primeira edição realizou-se em 1999, com o objetivo de valorizar  o Castelo de Sines. Uma das características distintivas deste festival é o facto de não se focar apenas num estilo musical, apostando na variedade de estilos e origens: do jazz, ao tango, passando pelo reggae e pela música clássica. 

 

#2 Festival Internacional de Música de Marvão 

 DSC 8556

 

Quando? 19 a 28 de julho 
Onde? Marvão 

Este festival assume-se como “uma referência no panorama da música clássica em Portugal e do mundo”. O programa, em conjunto com a sua localização, a mais de 800 metros de altitude, fez com que este festival tenha conquistado fama internacional. A organização destaca ainda os “músicos do mais alto nível artístico” que marcam presença no festival “vindos dos quatro cantos do planeta”. “Queremos mostrar ao mundo que Portugal é bem mais do que Lisboa, Porto e Algarve”, acrescentam, destacando o contributo para o crescimento sustentável do território.

 

#3 Festival do Crato  

 image 1

 

Quando? 28 a 31 de agosto 
Onde? Crato 

O Festival do Crato é conhecido por apostar em alguns dos projetos de música nacional e internacional mais populares. E a festa não acaba quando os artistas terminam os concertos. Paralelamente, decorre a Feira de Artesanato e Gastronomia, que destaca o que se produz nesta região. O cartaz do festival para este verão ainda não foi revelado, sendo que, em 2023, passaram por este festival nomes como Os Quatro e Meia, Julinho KSD, Wet Bed Gang, Kura, Nininho Vaz Maia, entre outros.

 


Prepara-te para o teu festival de verão

Mantém-te os níveis de hidratação. Bebe água ao longo do dia e não te esqueças de te alimentar de forma equilibrada. 

Garante o teu conforto. Uma vez que vais ficar muitas horas de pé, lembra-te que isso poderá ser mais difícil sem roupa e calçado confortáveis. 

Protege-te do sol. Ao longo de vários dias de festival, é normal que passes muito tempo ao sol. Para além de protetor, não te esqueças de usar um chapéu. 

Cuida dos teus bens. Mantém a tua mala ou mochila sempre num lugar visível. No mesmo sentido, podes optar por uma mala a tiracolo, que está sempre mais próxima de ti. 

Leva o equipamento essencial. Caso vás acampar, leva contigo bens essenciais como roupa quente, uma lanterna, repelente de insetos, entre outros. 


 


#4 Festival MED  

 Festival Med 3 660x371

 

Quando? 27 de junho a 30 de junho  
Onde? Loulé 

O Festival MED é organizado pela Câmara Municipal de Loulé desde 2004. O objetivo da autarquia passava por criar um festival de música “diferente e único”, tendo em vista a promoção do concelho, divulgando a interculturalidade. Para além da música, também a cultura tem espaço no MED, com destaque para as artes plásticas, animação de rua, artesanato, dança, teatro, cinema, poesia ou workshops, por exemplo. 

 

#5 Festins 

 300412028 5359463630798581 8709276145488469482 n

 

Quando? 22 a 24 de agosto 
Onde? Alcains  

O Festins é o Festival do Associativismo de Alcains, sendo organizado pela Associação Cultural Alcainense - Alzine. Criado em 2008, é visto pela organização como uma forma de dinamizar a região da Beira Interior. A música é a principal aposta deste festival que integra sobretudo concertos de artistas nacionais, sem esquecer o espaço para outras artes como pintura, teatro, cinema ou desportos radicais. 

 

#6 Festival N2 

 festivaln2 9

 

Quando? 1 a 3 de agosto 
Onde? Chaves 

A Estrada Nacional 2 que dá o nome a este festival começa em Chaves, cruzando o país até Faro. Criado em 2018, este festival de música procura, de acordo com a organização, juntar “todas as cores diferentes que esta representa, do norte ao sul do país”. No Jardim Público de Chaves, com o quilómetro zero da maior estrada do país como cenário de fundo, este evento assume-se como “um festival diferenciador” com uma aposta “clara em projetos musicais de Portugal e de outros países europeus”.