Foi sob um alpendre de colmo em Boane, Moçambique, que Mia Couto e José Eduardo Agualusa passaram dias sentados à mesma mesa, cada um diante de um computador. De acordo com a editora que publica o resultado, os dias foram passados "rindo, brincando e apostando na negação da ideia de que a criação literária é sempre um ato profundamente solitário".

O resultado são novelas "cheias de humor e suspense", acrescenta a mesma fonte. Novelas que surgiram a partir de peças teatro anteriormente trabalhadas. A história que dá título ao livro, por exemplo, foi inicialmente encomendada pelo grupo de teatro A Barraca, de Lisboa. Nela, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece dar-lhe as orientações necessárias para que cumpra a sua missão.

O lançamento com a presença dos autores está marcado para o início de outubro, mas o livro chega às estantes nacionais a 6 de setembro. Para mais informações, visita: https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/o-terrorista-elegante-e-outras-historias/23099271

 

Mia Couto e Agualusa - O Terrorista Elegante