Matemática, Biologia e Geologia; Física e Química e Ciências Biomédicas e da Saúde são as quatro licenciaturas que a Universidade de Évora vai disponibilizar no próximo ano letivo. A área da saúde e a oferta de formações inovadoras e multidisciplinares, que permitam aos estudantes, entre outras saídas profissionais, a continuidade dos estudos em programas de mestrado em áreas científicas e de ensino, são apostas da instituição. Os novos cursos foram acreditados sem restrições pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e juntam-se à oferta formativa da UÉ.
Para Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, estes novos cursos de licenciatura são encarados como uma aposta nacional por parte da tutela, apostando-se na área dos ensinos e da saúde, o que vai ao encontro da estratégia da Universidade. As novas formações ministradas na UÉ apresentam-se “fundamentais não apenas para a região onde estamos inseridos, a região Alentejo, mas para todo o território nacional, porque estamos a referir-nos a qualificação de alto nível com planos de estudo de alta qualidade e exigência, apostando-se na promoção do pensamento crítico e da inovação em diversos domínios científicos”, explica Hermínia Vasconcelos Vilar.
Com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a licenciatura em Ciências Biomédicas e da Saúde, pioneira a nível nacional, atua no campo das ciências biomédicas e da saúde, tecnologias de saúde e sociedade, respondendo aos principais desafios emergentes nestas áreas. "Esta formação é estratégica para o desenvolvimento da área da saúde na Universidade de Évora e esperemos que, num futuro próximo, abra caminho a um curso de Medicina", assinala a Reitora da UÉ.
Para tal, a formação apresenta uma lógica interdisciplinar assente em 3 pilares: Formação fundamental sólida nas áreas biomédica, biologia e bioquímica, vocacionadas para a fisiologia, morfologia, desenvolvimento humano e fisiopatologia; Formação fundamental sólida nas áreas biomédica, biologia e bioquímica vocacionadas para a fisiologia, morfologia, desenvolvimento humano e fisiopatologia; Abordagem de Uma Saúde em convergência com o conceito de Saúde Global/Planetária.
As licenciaturas de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática correspondem a áreas fundamentais do saber, mas constituem ofertas inovadoras e multidisciplinares, adaptadas aos desafios que hoje se colocam. Estes cursos “permitirão ainda aos seus estudantes a continuação dos seus estudos em programas de mestrado em ensino, dando assim resposta aos graves problemas que afectam vários grupos disciplinares” realça a Reitora da Universidade de Évora.
A licenciatura em Biologia e Geologia apresenta-se como uma oferta formativa inovadora por proporcionar equidade entre a formação em Ciências Biológicas e em Geologia, e corresponde a um programa de carácter multidisciplinar, que alia a informação teórica relativa aos diversos temas oferecidos às suas múltiplas aplicações práticas (casos de estudo). A estrutura deste ciclo de estudos inclui um elevado número de horas de trabalho de campo na área das Ciências Biológicas e da Geologia, que, segundo a instituição, confere uma formação equilibrada que visa fortalecer a aplicação prática do conhecimento científico.
No curso de Física e Química, o plano de estudos integra uma formação equitativa nas áreas da Física e da Química, condição necessária para permitir o acesso ao Mestrado em Ensino da Física e Química, que confere habilitação para a docência no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Esta licenciatura permite ainda aceder a uma gama alargada de cursos de 2.º ciclo (Mestrado) na área da Física ou da Química, onde os licenciados poderão aprofundar os seus conhecimentos e obter formação em áreas da sua preferência.
A licenciatura em Matemática, agora disponível na UÉ, apresenta-se como uma oferta formativa com sólida formação matemática nas áreas disciplinares de Análise Matemática, Sistemas Dinâmicos, Métodos Computacionais, Geometria Diferencial, Probabilidades, Estatística, Investigação Operacional, Álgebra, Lógica e Geometria. Para além da componente matemática, este ciclo de estudos conta com a participação pontual dos Departamentos de Física, Informática e Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. A instituição de ensino superior explica que procura formar matemáticos com capacidades e competências para enfrentar os desafios contemporâneos para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia nas mais variadas áreas científicas. Esta oferta formativa permitirá que os futuros licenciados em Matemática pela UÉ possam dar continuidade aos seus estudos em programas de mestrado em Matemática e de Ensino em Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário.
Ainda na área da saúde e ao longo do próximo ano letivo, a Universidade de Évora irá oferecer um conjunto de pequenas formações - micro-credenciais - com apoio do PRR, as quais visam um público mais alargado e diversificado, em particular já inserido no mercado de trabalho. Estas formações procuram fornecer competências específicas em áreas como saúde e aeroespacial, e contarão com o apoio de vários parceiros.