Entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2026, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC -IPC), vai receber a primeira edição do Coimbra International Meeting in Health Sciences and Technology (CIMHealth). Este encontro internacional, que vai dar destaque à investigação em "Ciências e Tecnologias da Saúde", "promete colocar Coimbra no mapa dos grandes debates científicos sobre saúde e bem-estar".

Durante os dois dias, investigadores e especialistas vão estar reunidos para discutir temas como "como o envelhecimento e a perda de perceção, doenças cerebrais e cardiometabólicas, patologias vasculares e inflamatórias, sustentabilidade e segurança dos sistemas de saúde, exposoma e a perspetiva One Health".

 

product school nOvIa x tfo unsplash

 

Além da discussão sobre estes temas, o CIMHealth tem como objetivo "contribuir para a redução dos riscos para a saúde" e "impulsionar investigação com forte impacto na prevenção da doença e na promoção da qualidade de vida".

“O CIMHealth nasce do compromisso da ESTeSC-IPC com a comunidade, ao traduzir os mais recentes avanços científicos em práticas concretas que previnem a doença e melhoram a qualidade de vida", explica o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo. Deixa ainda a garantia: "Pretendemos afirmar-nos como um espaço de reflexão e inovação, onde ciência e tecnologia se encontram para responder a desafios reais”.

O evento também vai acolher "submissões de trabalhos originais e revisões narrativas nas áreas das Tecnologias da Saúde", reunindo assim "contributos que proponham novas estratégias centradas nas pessoas, com impacto direto na saúde pública". As submissões estão abertas e a decorrer até dia 19 de outubro.