A Nova School of Science and Technology (FCT) promove, no próximo dia 20 de abril, a masterclass dada pelo coordenador do projeto Pacto Português para os Plásticos no âmbito do evento “Por um Mar sem Plásticos”, Pedro Simão. Apresentar os objetivos da iniciativa e o progresso alcançado é objetivo da sessão. 

Reunir figuras distintas da cadeira de valor nacional do plástico (Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONG’s, associações e outros) para criar uma economia circular para os plásticos em Portugal é o grande objetivo da iniciativa do Pacto Português para os Plásticos. De acordo com a FCT, em comunicado, as entidades “pretendem evitar que o plástico se converta em resíduo ou poluição e, simultaneamente, promovem o diálogo e potenciam parcerias e colaboração”.  Neste momento já existem mais de 100 entidades membro que se comprometeram a atingir cinco metas ambiciosas até 2025. 


Iniciativa conta com o patrocínio do Presidente da República


O Pacto Português para os Plásticos é liderado pela Associação Smart Waste Portugal, que pertence à Rede Internacional de Pactos para os Plásticos da Ellen MacArthur, fundação britânica determinada em construir uma economia circular. A iniciativa do Pacto Português para os Plásticos conta com o patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital e do Ministério do Mar.

“Queremos trazer uma maior consciencialização das problemáticas relacionadas com o consumo de plásticos e com a forma como está a afetar a vida no nosso planeta, principalmente a vida marinha”, explica a professora e coordenadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da NOVA School of Science and Technology, Graça Martinho. 

Paralelamente, também no edifício da Biblioteca, estará patente uma exposição que apresentará projetos do MARE e da APLM (Associação Portuguesa do Lixo Marinho) a abordar problemáticas como a dos microplásticos e da literacia oceânica

Para mais informações clica aqui.