A Google Portugal anunciou, esta semana, no seu blogue, um financiamento de um milhão de dolares (862 mil euros) à INCO e à Chance para "fornecer competências avançadas de IA e orientação personalizada a 7.000 estudantes universitários em Portugal". Esta iniciativa surge com o intuito de apoiar a transição para a inteligência artificial, onde a empresa americana diz ter identificado o "avanço das infraestruturas e da inovação", a "aceleração da adoção digital" e o "aumento da segurança e promoção da resiliência", como "pilares essenciais para desbloquear oportunidades de IA na Europa".
Através deste financiamento, a Google avança que a INCO e a Chance vão colaborar "com universidades locais, incluindo o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) e o Instituto Politécnico de Tomar, para oferecer esta formação, preparando os estudantes para prosperarem em setores de emprego transformados pela IA". No mesmo comunicado, a Google promete continuar a "investir em infraestrutura local, de forma a que as novas produções, criações e inovações não tenham nenhuma limitação tecnológica".
Estudantes portugueses vão ter um ano de acesso gratuito à Gemini, a IA da Google

A empresa norte-americana Google anunciou o acesso gratuito durante um ano para estudantes universitários às suas ferramentas de inteligência artificial.
Esta não é a primeira medida da tecnológica americana direccionada aos estudantes. Recentemente, a empresa anunciou que ia dar acesso gratuito, durante um ano, à sua ferramenta de IA: o Gemini. Em Portugal, todos os estudantes com 18 ou mais anos, podem inscrever-se para obter o acesso gratuito ao Plano Google AI Pro durante 12 meses até dia 9 de dezembro.


 
      





 
						 
						