O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) premiou ontem, 20 de dezembro, os seus estudantes-atletas que participaram nas competições da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), num evento que decorreu na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTEsC-IPC), em S. Martinho do Bispo, Coimbra. Os 25 estudantes-atletas que representaram o IPC receberam certificados de mérito desportivo, com 14 alunos a receber Bolsas de Mérito Desportivo por cumprirem os requisitos de atribuição.

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, deu os parabéns aos alunos homenageados e frisou a importância de se dar condições aos estudantes que pretendem desenvolver uma atividade desportiva de alto nível. Para o presidente do IPC, "as instituições de ensino superior podiam criar aos atletas condições de arrumação horária que permitissem treinar a horas convenientes. Sei que não vamos conseguir, porque as mudanças nas instituições de ensino superior demoram uma ou mais gerações a acontecer". "São poucas as que se focam no aluno, ao ponto de entender que devem ser concebidas as condições ideais para a prática desportiva”, disse. O responsável acrescentou que a legislação vinda da tutela em relação aos estudantes que querem prosseguir uma carreira desportiva é, neste momento, insuficiente", concluiu.

Durante o evento, o treinador da equipa principal da Académica de Coimbra, Tiago Moutinho, foi orador convidado na conferência “Saúde Física e Mental no Desporto de Alto Rendimento: Conjugação Indispensável ao Sucesso”.