Refeições, doses de sobremesas e alimentos sobrantes são alguns dos bens fornecidos pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) à Refood Faro, todas as semanas. As refeições são preparadas pelos alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha, durante as aulas presenciais, e são destinadas a pessoas e famílias carenciadas da região.

Este auxílio é concretizado através da Refood, o movimento voluntário que tem núcleos em todo o país e que procura eliminar o desperdício de alimentos, recolhendo refeições e distribuindo junto de pessoas necessitadas. “Fazemos questão de promover esta parceria sempre que possível já que temos os produtos em ‘stock’ e sabemos que há quem precise. São os alunos que o fazem", disse à Agência Lusa o chefe Luis Caboz, um dos formadores da EHTA.

 

 

O apoio garantido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve tem permitido à Refood responder ao aumento do número de pessoas que necessitam de ajuda resultante da pandemia de Covid-19. "Esta ajuda da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve faz toda a diferença porque os alimentos chegam-nos já confecionados", explicou a coordenadora da Refood Faro, Paula Matias. Em dois meses, revela a EHTA, o número de pessoas que recebe ajuda alimentar através deste núcleo duplicou, chegando atualmente a quase 300 beneficiários.

 

#TurismoPorTodos

Este ação de uma das 12 escolas da Rede Escolar do Turismo de Portugal integra-se no movimento #TurismoPorTodos, através do qual procura apelas à resiliência do setor do Turismo – um setor que, recorda o Turismo de Portugal, “tanto tem contribuído para a Economia do país e que demonstrou agora que, apesar das circunstâncias adversas, sabe ser solidário e empenhado no bem-estar e na saúde daqueles que mais necessitam nestes momentos”.

No âmbito deste movimento, as várias escolas da rede do Turismo de Portugal têm apoiado diretamente a comunidade em que se inserem, por exemplo, através da confeção de refeições em função de necessidades identificadas e da disponibilização de alojamento aos profissionais de saúde que pretendessem evitar regressar a casa por receio do contágio.

Para saber mais sobre a Rede Escolar do Turismo de Portugal, visita: https://escolas.turismodeportugal.pt/