A Plataforma J é a mais recente ideia do Cartão Jovem e surge como um espaço para que os jovens portugueses participem na definição das prioridades, das políticas e das vantagens oferecidas pelo Cartão, mas, além disso, na implementação de políticas públicas de juventude em Portugal. 

Deve servir para promover a participação, não só dos jovens que a compõem, mas também para “incentivar outros jovens da sociedade civil a participarem ativamente, de modo e para a influenciarem os decisores políticos a desenharem melhores políticas públicas nas áreas da juventude, da sustentabilidade, da cidadania, da educação ou outras”, refere a Movijovem, em comunicado.

 

 

A Plataforma J é composta por nove jovens, que tenham, à data de candidatura, entre 14 e os 29 anos e sejam portadores do Cartão Jovem e o mandato dura 2 anos. Neste primeiro período, o painel contará com os dois portugueses que integram o painel de 21 ativistas europeus da iniciativa Stand for Something. 

Esta iniciativa foi lançada pela EYCA, Associação Europeia do Cartão Jovem, em 16 países europeus, no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. O objetivo é "estimular os mais jovens a participar nos destinos e no futuro da Europa defendendo as causas em que acreditam", acrescenta o comunicado.

A apresentação da Plataforma J realizou-se hoje, dia 8 de março, na Fábrica Musa, pelas 16h00. Foi apresentada pelo presidente da Movijovem, Miguel Perestrello; e os dois ativistas da iniciativa Stand for Something, Rafaela Nunes e Rui Teixeira. 

Para saberes mais clica aqui.