O calendário para as provas de Monitorização de Aprendizagem (ModA) e dos exames nacionais ficou a ser conhecido esta terça-feira. O despacho, assinado pelo ministro da Educação, Inovação e Ciência, Fernando Alexandre e publicado em Diário da República, "aprova o calendário, para o ano letivo de 2025-2026, das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), das provas finais do ensino básico, das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário".
As provas ModA vão realizar-se entre os dias 27 de maio e 9 de junho. Com os alunos do 4.º ano a realizar as provas de Português no dia 2 de junho, Matemática no dia 5 de junho e a de Educação Artística entre 27 de maio e 9 de junho, com as escolas a dever garantir que na prova de Educação Artística que "todos os alunos realizarão as provas no mesmo dia".
Os alunos do 6.º ano realizam a prova de Inglês no dia 29 de maio, seguindo-se a de Português a 3 de junho e a de Matemática no dia 8. As provas finais do ensino básico têm a sua primeira fase a 17 de junho, com a prova de Português e a de Matemática a 22. A segunda fase de ambas as provas realiza-se a 16 e 20 de julho, respetivamente.
Quanto ao ensino secundário, a primeira fase dos exames tem lugar entre os dias 16 e 26 de junho. A prova de Português tem lugar no dia 16 de junho, a de História A no dia 22 e a de Matemática a 23. Os resultados serão conheecidos a 14 de julho. Já a segunda fase dos exames do ensino secundário vai realizar-se entre os dias 16 e 22 de julho.
Podes encontrar o calendário completo aqui.






