A elevada taxa de abandono, o absentismo escolar, bem como diversos problemas que decorrem da indisciplina dos estudantes foram algumas da problemáticas apresentadas pelo agrupamento de escolas e que levou à implementação deste projeto, dirigido a alunos do 1.º ciclo, no concelho de Loures.

O programa promove atividades de desenvolvimento pessoal que visam a aquisição de competências para melhorar os comportamentos ao nível do autocontrolo e reconhecimento das emoções, para uma conduta social mais participativa e integrada na vida escolar e, no futuro, maior facilidade de progressão social, mas esta iniciativa não envolve apenas os alunos. Toda a comunidade escolar acaba por estar envolvida, uma vez que são promovidas formações a educadores, professores, técnicos e assistentes operacionais no âmbito da educação positiva.

O direito das crianças em brincarem, estarem na escola e à educação que promova a inclusão social devem ser preocupações de todos nós, para termos um grupo social cada vez mais coeso em que ninguém fique para trás. Trabalhamos para que nenhuma criança fique desprovida das suas potencialidades e competências, nomeadamente as cognitivas”, afirma o diretor de programas da ajuda em ação, Mário Baudouin.

 

 

Face ao crescente aumento da comunidade estrangeira nestas escolas a aprendizagem da língua portuguesa nem sempre é fácil e por isso foi criada uma oficina para as crianças estrangeiras cujos pais não as consigam ajudar.

"Temos uma pessoa que desenvolve esta oficina no quarto ano e os miúdos escrevem, por vezes, as suas histórias fora da sala de aula, no espaço do recreio, para promover a criatividade”, acrescenta ainda.

 Mais informações sobre este projeto, aqui.