A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) acrescentou dois novos mestrados à sua oferta formativa para o ano letivo 2021/2022: o Mestrado em  Empreendedorismo de Impacto e Inovação e o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas. Estas duas novas formações de segundo ciclo arrancam em setembro de 2021.

Em comunicado, a Nova SBE explica que estas formações foram criadas com o objetivo de "responder aos desafios do futuro, apostando numa ligação próxima entre o ensino teórico e um contato direto com o tecido empresarial, as startups e as organizações do setor público em Portugal e em outros países".

 

Saber inovar e empreender

O Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação contou com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian no seu desenvolvimento e surge "como resposta aos desafios da atualidade e à crescente procura por formação no ecossistema do impacto", explica a Nova SBE. "O objectivo [deste] novo mestrado é promover a capacidade de inovar e empreender, dotando os participantes das ferramentas, atitude e conhecimento necessários para serem catalisadores de mudança e prosperidade económica, ambiental e social sustentável", acrescenta a mesma fonte.

Dotar os alunos de conhecimento técnico e científico que lhes permita identificar, criar e desenvolver soluções inovadoras para problemas sociais complexos é um dos principais objetivos desta formação, que "fornece as ferramentas de gestão adequadas à implementação e gestão de projetos inovadores através de um modelo de ensino experiencial e experimental".

 

 

Liderar políticas públicas

Já o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas tem como meta "construir uma comunidade de líderes em políticas públicas". Nesse sentido, o programa pretende dotar os seus alunos com a capacidade de "compreender os enquadramentos institucionais, aplicar um racional económico rigoroso e implementar as ferramentas mais relevantes da gestão".

“Este mestrado combina conhecimentos de economia, gestão e análise de dados para a tomada de decisões fundamentadas em instituições públicas e outras organizações. Acreditamos que é um contributo importante para a melhoria da formação de decisores e gestores direcionados para políticas públicas”, refere a equipa coordenadora deste mestrado, composta pelos Professores Pedro Vicente, Pedro Martins, José Tavares e Pedro Pita Barros.

 

 

 

 

A Nova SBE define como uma das principais caraterísticas diferenciadoras deste programa a possibilidade de realização de um Projeto de Análise de Política (PAP). Estes projetos serão desenvolvidos em grupos e preparados através da frequência de um field lab durante todo o ano em colaboração com um mentor académico designado. As cadeiras realizadas pelos alunos serão coordenadas com o PAP, incluindo as suas componentes de avaliação.

Podes encontrar mais informações sobre estas formações aqui.