O programa da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (GRHCO), no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), prepara os seus alunos para adquirir “saberes e competências de gestão de pessoas”. A estudante do curso, Fábia Ferreira, sente que no Politécnico de Tomar pôde “compreender melhor a importância de se valorizar o capital humano, as pessoas”, que são essenciais para qualquer empresa.
A aluna explica que, além dos “conhecimentos mais técnicos e específicos da área”, também é fundamental saber “comunicar com empatia” e “praticar a escuta ativa”. “No fundo, este curso ensina a cuidar das pessoas e não a vê-las apenas como um número”, diz-nos Fábia, que tem como ambição aplicar os conhecimentos que adquiriu no IPT em Cabo Verde.
“O curso de Gestão de Recursos Humanos é uma mais-valia porque ajuda a comunicar de forma clara, assertiva e a criar empatia”
Carolina Duque Carreira, estudante do mestrado em GRHCO
“Ao longo da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, consegui desenvolver diversas competências essenciais para o meu futuro profissional”, conta-nos Inês Guerreiro. A estudante de 20 anos, encontra-se no 3º ano da Licenciatura em GRHCO e menciona “o trabalho em equipa, a comunicação interpessoal e o pensamento crítico” como algumas das competências que adquiriu ao longo da mesma.
Durante o curso, a estudante também adquiriu conhecimentos em diversas ferramentas práticas, que vão ser “fundamentais” para o seu desempenho profissional, entre elas “o Word, Excel, PowerPoint, MSProject, SPSS e Microsoft Teams”.
Inês Guerreiro, estudante do 3º ano da Licenciatura em GRHCO
“O curso de Gestão de Recursos Humanos é uma mais-valia”
Para a aluna de Mestrado em GRHCO, Carolina Duque Carreira, “o curso de Gestão de Recursos Humanos é uma mais-valia porque ajuda a comunicar de forma clara, assertiva e a criar empatia”. Além disso, este um curso que ajuda a reforçar características como a resiliência e a liderança, bem como a “tomada de decisões éticas, justas e de responsabilidade social”.
A estudante considera que esta é uma área “muito importante” para o desenvolvimento organizacional, comunicação eficaz e bem-estar no trabalho. “Procuro aplicar os conhecimentos adquiridos em todas as situações do dia-a-dia de forma a promover relações pessoais e profissionais saudáveis e sustentáveis”, afirma Carolina.
Carolina Duque Carreira, estudante do mestrado em GRHCO.
A importância da aquisição de competências técnicas e transversais
Ao apresentar o curso de GRHCO no Politécnico de Tomar, a Diretora de Curso, Fernanda Aparício, explicou as diferentes competências que podem adquirir os estudantes que o frequentam. Para lá das “competências técnicas ligadas aos conhecimentos de gestão em geral e à gestão de pessoas em particular”, os alunos de GRHCO também adquirem competências transversais como “a inteligência emocional e cultural”, “comunicação interpessoal, intragrupal e organizacional”, “negociação e gestão de conflitos”, entre outras.
Quem passa pelo Politécnico de Tomar recebe formação para intervir em diferentes contextos, desde empresas do setor privado, a instituições governamentais ou outras do setor público. O seu papel nestas organizações pode passar por áreas como a direção e gestão de recursos humanos, à assessoria da Administração.
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