Rui Ferreira é aluno do 1.º ano da Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras no Politécnico de Tomar. Depois deste primeiro ano no ensino superior, o estudante diz-se “muito satisfeito com a experiência no curso”. “É um curso bastante completo, que aborda temas muito interessantes e atuais, desde planeamento e gestão de obras até tecnologias aplicadas à construção”, explica.
Na sua experiência, Rui destaca o corpo docente como um dos pontos que mais valoriza. “São muito acessíveis e sempre disponíveis para esclarecer dúvidas ou ajudar em qualquer situação”. Para além do ambiente entre colegas “muito bom” e do “forte espírito de entreajuda”, o estudante diz valorizar as várias saídas profissionais associadas.
«É um curso bastante completo, que aborda temas muito interessantes e atuais, desde planeamento e gestão de obras até tecnologias aplicadas à construção»
Rui Ferreira, estudante
“É um curso muito bem estruturado e bastante completo”, conta, antes de concluir: “Para quem procura uma formação sólida e prática nesta área, recomendo vivamente”.
Um curso com procura no mercado
De acordo com a diretora do curso, Inês Domingues Serrano, as competências adquiridas durante esta licenciatura permitem ao futuro profissional “a supervisão e gestão do processo dos projetos de construção desde a conceção, implementação, operação e gestão da obra, tendo sempre presente os desafios da sustentabilidade e da eficiência energética”.
A docente destaca que a pesquisa de mercado “tem revelado uma procura de profissionais com formação na área da Gestão da Edificação e Obras”. Algumas das saídas profissionais do curso são Gestor/a de obra, Gestor/a de operações, Gestor/a de manutenção de edifícios, Gestor/a de Facility, Management / Instalações, Técnico/a encarregado de manutenção, Supervisor/a de manutenção e Adjunto/a de construção.
Podes saber mais sobre esta licenciatura aqui.