“A licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Tomar foi essencial para o início da minha carreira”. A frase pertence a Nuno Filipe Silva, diplomado deste curso que frequenta atualmente o doutoramento em Engenharia Civil da Universidade de Coimbra. “O curso despertou o meu interesse pela reabilitação urbana, levando-me a continuar os estudos no mestrado, também no Politécnico de Tomar”, explica, antes de acrescentar: “Esta formação aprofundada teve um impacto direto no meu desenvolvimento profissional e académico”.
Atualmente, Nuno Filipe Silva é CEO da MWE Engenharia e Tecnologia, uma empresa tecnológica especializada em varrimento laser (nuvem de pontos), acumulando funções como docente no IPT, na área das Hidráulicas. Aos estudantes, deixa ainda um conselho: “Aproveita o ensino superior como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional – envolve-te em projetos, aprende com os colegas e docentes, e desenvolve competências além da sala de aula”. “É isso que fará a diferença no teu futuro”, reforça.
"A licenciatura em Engenharia Civil teve um impacto direto no meu desenvolvimento profissional e académico"
Nuno Filipe Silva, diplomado
A vertente prática da licenciatura em Engenharia Civil é salientada pela diretora de curso, Ana Paula Machado, que descreve como uma “formação abrangente” que inclui uma forte componente de especialização em Direção de Obra. “O plano de estudos concorre para um perfil de banda larga, profissionalizante, visando a formação, a capacidade de aplicação de conhecimentos e a resolução de problemas reais da Engenharia Civil”, acrescenta.
O perfil de competências dos licenciados permite que fiquem habilitados a exercer a atividade nos diversos domínios da Engenharia Civil e a participar em equipas multidisciplinares.
A experiência dos estudantes
“Na minha opinião, a Licenciatura em Engenharia Civil tem um plano curricular muito bem estruturado onde se foca em tudo um pouco e creio que esse aspeto é fundamental”, começa por dizer o estudante Guilherme Marques Alves, aluno do 1.º ano. O aluno destaca ainda a “excelente ligação e fácil comunicação com os professores, que estão sempre dispostos a ajudar”, bem como a importância de desenvolver competências interpessoais.
Guilherme Marques Alves (esquerda) e Ricardo Mendes (direita) são estudantes da licenciatura em Engenharia Civil no Politécnico de Tomar.
A mais-valia do plano de estudos da licenciatura é também destacada pelo estudante Ricardo Mendes. “Num curso tão abrangente como o de Engenharia Civil, é difícil enunciar competências específicas para o sucesso profissional”, conta. Com uma carreira como técnico de eletrónica, o aluno não tem dúvidas: “O curso que frequento será decisivo para a minha progressão na carreira dentro do setor, que é um dos pilares da economia do país”.
Podes saber mais sobre este curso aqui.