Greta Thunberg passou por Lisboa esta semana, rumo à Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, em Madrid. A propósito deste happening mediático, o canal Odisseia estreia a 12 de dezembro às 22h30, ‘Make the World Greta Again’, um documentário centrado na figura desta jovem ativista sueca conhecida mundialmente pela sua luta contra as alterações climáticas. Como complemento desta estreia, a app gratuita Odisseia VR estreia a nova secção ‘Especial Conferência do Clima 2019’ com clips exclusivos em 360º que mostram os efeitos das alterações climáticas. Sabe mais sobre esta app AQUI.

Produzido pela VICE, ‘Make the World Greta Again’ segue Greta e o movimento que surgiu graças à sua luta, Friday’s for Future. Este movimento juvenil global procura pressionar os governos para que tomem as medidas necessárias para salvar o nosso planeta. A adolescente de 16 anos envolveu-se nesta causa em agosto de 2018, quando começou a faltar às aulas todas as sextas-feiras para protestar sozinha em frente ao Parlamento da Suécia como forma de reivindicação. Este gesto singular deu origem a uma luta que se tornou audível em fóruns internacionais tão notáveis como a ONU, onde Thunberg apresentou um comovente discurso no mês de setembro na Conferência sobre a Ação Climática.

O documentário acompanha ainda Greta durante os preparativos para o que se tornou no maior protesto da História, uma manifestação à escala mundial na qual participaram 1.6 milhões de estudantes de mais de 125 países. Embora cada país tenha seguido o seu próprio caminho, muitos destes grupos de estudantes têm em comum o serem dirigidos por mulheres jovens. Ao longo do documentário, os espetadores podem acompanhar os trabalhos de coordenação destas ativistas nos seus respetivos países e o tratamento que recebiam por parte de políticos condescendentes que pareciam mais preocupados com o seu absentismo escolar do que com a crise climática.