"O melhor do cinema de animação chega a Lisboa de 15 a 26 de março". É desta forma que a organização da Monstra, o festival de animação que, em 2023, realiza a sua 22.ª edição, descreve a oportunidade criada pelo evento. Filmes, exposições masterclasses são alguns dos pontos destacados. 

O festival vai passar por várias zonas de Lisboa. Para além do Cinema São Jorge, considerado "o epicentro da Monstra", serão exibidos filmes na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinemateca Júnior, UCI El Corte Inglés e Cinema City Alvalade. Ao todo, dentro do total de 423 filmes exibidos, contam-se 8 estreias mundiais, 17 internacionais e 70 nacionais. Será possível ver, por exemplo, Nayola (José Miguel Ribeiro) ou Os Demónios do Meu Avô (Nuno Beato), bem como o filme português nomeado aos Óscares, Ice Merchants, de João Gonzalez. 

 

 

Em 2023, a Monstra foca o tema "Animação e Cultura", com destaque para o centenário da animação portuguesa, assinalando os 100 anos passados sobre o lançamento do primeiro filme animado português: "O Pesadelo de António Maria", de Joaquim Guerreiro. "A celebração deste valioso centenário, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, vai também levar ao público filmes em estreia mundial e partilhar conversas através da Monstra Summit", adianta a Monstra, em comunicado. 

Outro dos destaques da programação de 2023 é a homenagem ao cinema de animação japonês, celebrando "a riqueza, emoção, fantasia e poesia da animação japonesa”, sublinhou o diretor artístico do festival, Fernando Galrito, no evento de apresentação do programa. A viagem cinematográfica começa nos mestres do início do século XX, com filmes históricos, e termina nos de hoje, com um naipe do melhor da animação contemporânea nipónica, de acordo com a organização do festival.

 


"[Esta é] uma Monstra que comemora centenários, mas que mantém o olhar e uma programação vanguardista, qual manifesto de imagens em movimento, de pensamentos e de arte”
Fernando Galrito, Diretor Artístico da Monstra

 

"[Esta é] uma Monstra que comemora centenários, mas que mantém o olhar e uma programação vanguardista, qual manifesto de imagens em movimento, de pensamentos e de arte”, acrescentou Fernando Galrito, referindo-se ao programa de 2023. 

Em 2023, o festival dá ainda continuidade ao seu trabalho com o público mais jovem, nomeadamente através da "Monstrinha", um ciclo que volta a "assinalar mais uma edição de luxo com os encantos mil do cinema de animação para milhares de crianças e famílias", graças aos programas "Monstrinha Baby" e "Monstrinha Pais e Filhos". De igual forma, as iniciativas "Monstrinha Vai à Escola" e "Monstrinha Escolas" contam, até agora, com 7000 e 5000 inscritos, respetivamente, avança a organização. 

Podes saber mais sobre a Monstra e a programação de 2023, aqui