Durante o ano de 2021, mais de 50 filmes serão exibidos no âmbito do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. As películas escolhidas para a programação "incorporam noções de liberdade, ecologia, família e arte", destaca a organização, que diz procurar equilibrar "a diversão e o carácter educativo do cinema".

Tendo em conta o confinamento decretado, o festival não vai decorrer na totalidade dentro das datas previstas (26 a 31 de janeiro), com as novas datas ainda em aberto. A programação, contudo, encontra-se fechada, sendo que, este ano, integra uma competição internacional composta de longas e curtas metragens de produção recente.

A continuação do cinema de colo, um cine-concerto com participação do violista José Valente e um programa especial em parceria com o Maus Hábitos no Porto, são outros dos momentos salientados. Dentro do alinhamento de filmes, a organização destaca Alice JúniorFritzi – Um Conto Revolucionário, RAPAZESRAPARIGASMIX, Daqui à Lua e Normal.

 

 

Ainda que o programa famílias esteja adido, mantém-se, para já, uma das novidades já anunciadas para este ano: o programa online para escolas. Esta dimensão do festival surge no seguimento do trabalho realizado no âmbito da iniciativa "Eu Programo Um Festival de Cinema", através da qual alunos de agrupamentos escolares do Porto integram a equipa de programação do festival.

De forma a materialiar estas atividades, o festival criou uma plataforma online criada que permitirá a organização de sessões de cinema nas escolas. Os professores interessados podem fazer a inscrição em: indiejunior.com/escolasporto.

Para saber mais sobre este festival, clica aqui.