A atriz brasileira Susana Vieira está a assinalar 60 anos de carreira com a digressão do espetáculo “Uma Shirley qualquer”. Esta é uma nova leitura para o clássico “Shirley Valentine”, de Willy Russel, que já teve encenações premiadas no Brasil e também um filme de sucesso. A última peça da digressão de Susana Vieira em Portugal ocorreu no dia 28 de maio, em Braga.

“Uma Shirley qualquer” é uma comédia que nos traz a história da protagonista solitária que decide conhecer a Grécia, ao lado da melhor amiga Wanda, sem a família, nem mesmo o seu marido controladior,Joel. Shirley embarca nesta viagem, uma divertida jornada ao encontro do seu verdadeiro eu.

“Com o passar dos anos no lugar da mulher cheia de anseios e vontade de viver, só resta aquela que se deixa levar por situações comuns do dia a dia, que nem de longe se parece com a figura que protagoniza as boas memórias que tem da juventude”, adiantou a produção do evento.


A protagonista falou do “ser humano e do instante em que se ele apercebe que a vida ficou parada no tempo, e que é preciso encarar os factos com leveza e bom humor, até quando tudo parece estar a dar errado. Os dilemas de Shirley são tão dela quanto nossos e podem fazer parte da rotina de qualquer espectador”, acrescenta a produção.

O espetáculo, desde a sua primeira versão, em 1986, quando estreou em Londres, já conquistou salas de teatro por todo o mundo, tendo sido agraciado com o prémio Laurence Olivier Awards de melhor comédia e melhor atriz (Pauline Collins). Em 1989 entrou-se no cartaz da Broadway e Pauline Collins levou para casa o Tony Award. No mesmo ano estreou a versão cinematográfica, também com Pauline Collins, indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro, e vencedor do British Academy Film Award.

Para saberes mais clica aqui.