Os alunos do 1.º ano do Curso Técnico Superior Profissional em Recreação Educativa para Crianças e finalistas da licenciatura em Educação Básica do IPCB dinamizaram atividades no âmbito do Projeto Cidadania com Ciência. Orientado pelos docentes da ESECB-IPCB Dolores Alveirinho e Paulo Afonso, o projeto decorreu ao longo de todo o ano letivo no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.  

Recorrendo à flora dos jardins e canteiros da escola, e numa dinâmica de trabalho colaborativo, os estudantes da ESECB-IPCB e os alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, dinamizaram em conjunto ateliês de natureza interdisciplinar Ciências/Matemática, para os alunos do 1.º ao 4.º ano da escola do ensino básico da Mina, pertencente ao Agrupamento.


"O balanço do projeto não podia ser mais positivo"


Ainda no âmbito das atividades do Projeto Cidadania com Ciência, no Dia da Criança, os alunos das escolas do ensino básico das Sarzedas e do Salgueiro-do-Campo, visitaram a sua escola sede, e na mesma dinâmica de trabalho, brincaram e aprenderam diversos aspetos científicos sob o lema “Brincando com as Cores”. No final, cada um levou como recordação, um lindo painel colorido com pétalas e folhas.

Neste final de ano letivo, “o balanço do projeto não podia ser mais positivo, pois tanto os estudantes da ESECB-IPCB como os alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, saem valorizados da experiência, quer pela sua atitude de motivação e cumplicidade com os docentes, quer pela participação voluntária extra letiva, quer pela forma empenhada com que desenvolveram as atividades”, referiu o IPCB em comunicado.

Para os alunos de praticamente todas as turmas de 1.ºciclo do Agrupamento que participaram, cerca de 340 participantes, as aprendizagens que conquistaram com estes desafios de Ciências Experimentais e de Matemática “contribuíram para a construção do exercício pleno de uma Cidadania responsável e democrática e pelo respeito pela Natureza, pois todos terão adquirido a consciência do quão importante foi a sua curiosidade em aprender”, acrescentou o IPCB.

Para saberes mais clica aqui