Mais de 15 mil crianças do universo da lusofonia têm já o seu nome inscrito no Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, um projeto do Instituto Piaget iniciado há 30 anos. O objetivo é "estimular a criatividade poética entre as crianças e os jovens dos países de expressão portuguesa, mostrando que, tal como os adultos, as crianças fazem poesia". 

Desde 1989 que o Instituto Piaget organiza concursos poéticos para crianças, de três em três anos, com o objetivo de reintroduzir em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, a cultura literária e a dimensão poética na formação dos mais novos. Os concursos culminam na apresentação e publicação dos melhores trabalhos sujeitos a concurso. Até agora, foram já recolhidos mais de 22 mil poemas em sete concursos poéticos

Durante o “Encontro de Educação”, realizado no campus universitário de Almada, foi apresentado o mais recente conjunto de pequenos poemas. Estão agora reunidos em livro, numa obra editada pela Edições Piaget com o título “Poesia é uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual”, passando a constituir o 18º volume do Cancioneiro. "Desde a primeira edição, o projeto do Cancioneiro Infanto-Juvenil tem constituído um valioso percurso de descoberta da linguagem poética e do prazer da palavra. Em simultâneo, o Cancioneiro tem como objetivo reintroduzir a dimensão poética no sistema educativo e cultural", garantem os seus mentores.