A sessão decorre no dia 9 de novembro, na Casa do Alentejo, onde foi parcialmente filmado. Às 15h30 decorre o visionamento comentado por João Pedro Cachopo, ensaísta, tradutor e investigador nas áreas da filosofia, da musicologia e dos estudos literários, e José Bértolo, investigador nas áreas dos estudos fílmicos, e às 17h30, realiza-se a projeção completa do filme.

Protagonizada por Mário Viegas, numa das suas mais populares interpretações, e com música de Sérgio Godinho (foi aqui que surgiram os bem conhecidos Balada da Rita ou Fado do Kilas) que também assina o argumento, com José Fonseca e Costa e Tabajara Ruas, esta comédia de 1980 é uma sátira a um certo meio português, que conta também com interpretações de Lia Gama, Luís Lello, Lima Duarte, Milú, Paula Guedes, Adelaide Ferreira, entre outros.

Sob o tema Sinfonia Urbana, este ciclo de visionamentos comentados é dedicado a um dos lados mais esquecidos da criação cinematográfica e da vivência da cidade: o som. Pretende-se, assim, pensar a cidade na relac?a?o com a sua atmosfera sonora e musical, como o cinema veicula uma certa imagem sonora de Lisboa, analisando, ao mesmo tempo, o papel das va?rias sonoridades na apresentac?a?o e constituic?a?o de uma expressividade que é reconhecida como sendo a desta cidade.

Neste sentido, e com o objetivo de aproximar os participantes e espectadores-ouvintes dos locais e das atmosferas sonoras e musicais dos filmes programados, este ciclo faz um percurso pela cidade e pelo cinema: cada filme é projetado e comentado num local onde foi rodado, sendo assim possível ter ao mesmo tempo uma experiência da sonoridade do filme e da cidade real e atual onde este foi realizado. No âmbito do ciclo, foi lançado o livro Um Mapa de Lisboa no Cinema, uma co-edição Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca e Dafne Editora, construído com base na transcrição e remontagem das sessões de Topografias Imaginárias dedicadas à arquitetura.